Para BRASILEIROS: como estou estudando

Pra você que é gringo e não está entendendo nada do que está lendo, meus pêsames, kkkk.

Galera, só eu acho besteira decorar radicais e kanjis? Digo isso porque vejo muito significado ridículo. Pra que diabos eu vou adicionar essa informação lixo na minha cabeça? Só estou decorando o vocabulário. Um segundo motivo para eu estar fazendo isso é para passar de level logo, meu dinheiro não é mato que dá em qualquer lugar!

Prefiro mil vezes aprender o kanji na palavra do que ele isolado. Porém, venho percebendo que a leitura do que andei decorando até então (antes de decidir passar de level logo) tá me ajudando na leitura de frases por aí. Acho que vou “burlar o sistema” e decorar só a leitura dos leveis anteriores. O que acham? Alguém mais fazendo isso?

Então para quê usar Wanikani? Você pode aprender o vocabulário de forma gratuita de outras formas.

7 Likes

Aqui você só aprende o kanji isolado até ele chegar ao nível “guru”, e isso leva mais ou menos 3 dias. É como se fosse uma “introdução”. Depois você aprende palavras com aquele kanji, o que ajuda a manter ele memorizado.

Mas se você quiser aprender kanji exclusivamente em palavras, sem o período inicial de estudo do kanji isolado, é melhor usar outro recurso, como Anki. Assim você também pode ir na velocidade que bem entender. Eu pessoalmente acho que vale a pena se familiarizar um pouco com o kanji antes de aprender vocabulário.

2 Likes

Até entendo você questionar os radicais, mas é importante saber o significado dos kanji!!!

Eu acredito que esse é o tipo de coisa que alguns novatos costumam questionar, principalmente porque as pessoas tem grande resistência àquilo que é novo ou que vai contra o que elas acreditam. Eu tive dúvidas quanto ao método do WK no começo (quanto à utilidade dos radicais), mas segui à risca e acho que vale a pena.

Lembre-se que você vai aprender 2000 kanji!! É um desafio! Até os próprios japoneses se esquecem como se escreve algumas palavras difíceis. Então eu sugiro que quebre a resistência e dê uma chance ao método. Depois de alguns níveis, se achar que realmente não vale a pena, faça do seu jeito.

1 Like

Já agora, estou a gostar de ver aqui a língua Portuguesa :portugal::brazil: :heart_eyes:

1 Like

Vou exemplificar a minha recusa em decorar o significado dos radicais:

母 (drawer-gaveta)
久 (raptor kage-que porra é essa???)
巾 (two faces-duas caras).

Não faz sentido nenhum, nenhum. Com os kanjis é a mesma bizarrice, alguns fazem sentido sim. Prefiro não me estressar, sabe. Eu to estudando pelo Programa Japonês Online, então não preciso dos kanjis isolados daqui. Só quero reforçar e aprender o vocabulário novo mesmo. Meu objetivo é esse.

1 Like

Uso o WK porque já tem todo o vocabulário que considero que será útil pra mim. Já está tudo aqui, não preciso ficar procurando. É aqui que reviso todos tantas vezes forem necessárias até decorar definitivamente. O único porém mesmo é as traduções malucas de alguns kanjis e os radicais que considero desnecessário. Seria muito bom se desse pra estudar só o vocabulário.

Você está usando o serviço errado. O foco daqui é ensinar kanji. Se você não quer aprender os kanji isolados e só quer focar em vocabulário, você está jogando dinheiro fora.

Você vai aproveitar muito mais esse site aí em cima se seu foco for vocabulário.

Aqui o foco não é vocabulário. As palavras aqui ensinadas são só um meio de reforçar a leitura. Tem palavras aqui que nem são usadas com frequência, e tem muitas palavras muito comuns que não são escritas em kanji e portanto não são ensinadas aqui. Se você está aqui por vocabulário, está no lugar errado.

Aqui o sistema usa SRS, que te faz esperar para fixar melhor o conteúdo. Por mais que você queira ir rápido, ainda vai ter que esperar um tempo. No iKnow você pode aprender quantas palavras quiser na velocidade que preferir.

Sério, cancela a mensalidade daqui e vai pra lá.

2 Likes

Primeiro: Não estou usando o serviço errado!

Segundo: meu propósito é aprender vocabulário com o sistema SRS o qual SIM o WK usa. Seja pra kanji, vocabulário ou radical. O que me interessa aqui é o vocabulário apenas devido aos fatores já explicados anteriormente. Cada um foca no que achar melhor, só digo isso.

Terceiro: acho engraçado o pessoal atacar e querer jogar pra baixo quem estuda diferente. Talvez seja um complexo de inferioridade. “Oh, não, ele está estudando diferente de mim, vou ofender, só eu sou o certo. Eu sei o que é melhor”.

Quarto: meu objetivo com esse tópico era procurar pessoas que usam a mesma metodologia que eu, não críticos de plantão dizendo o que é certo ou errado! Se você estuda da maneira que estuda, ótimo. Só não venha me julgar porque você não é NINGUÉM!!

Quinto: Me desculpem os demais que tiveram o desprazer de ter que ler isso. Alguém mais estuda do mesmo jeito que eu? :grin:

Não vi ninguém te jogando pra baixo aqui, mas tudo bem… você perguntou o que achamos, dissemos o que achamos. Agora, é claro que você é livre pra estudar do jeito que quiser, e pra pagar inscrição no WaniKani e usar o serviço se achar que assim é melhor. Se funciona, funciona, não é mesmo?

Bons estudos.

3 Likes

Não foi o seu caso sigolino. Foi o bonitão acima.

Fiz o favor de explicar o motivo desse site não ser o melhor pro seu objetivo, ainda postei outro serviço que te atende melhor, e a resposta que ganho é um chilique. Bom, pelo tom do seu post original já devia esperar por isso… Então continua aí. Eu gosto do Wanikani, então quanto mais gente dando grana pra eles, melhor.

3 Likes

Pode pagar de vítima e coitadinho agora. Não vai colar!

O problema é que você parece não ter entendido os comentários e conselhos oferecidos. Não é uma questão de “estudar diferente” ou “metodologia”; você está usando a ferramenta errada pro seu objetivo. Está insistindo em usar uma nadadeira pra jogar futebol e as pessoas estão te dizendo “cara, o que você precisa é de uma chuteira. A nadadeira não está com defeito, só que não é feita pra esse esporte”. Estão tentando te ajudar e ainda têm que ouvir que têm “complexo de inferioridade” :unamused:

3 Likes

A única pessoa que tive problemas já citei, o resto do pessoal eu levei os comentários e conselhos numa boa. Mas ainda assim eu não acho que estou usando errado. Se quiser falar que estou usando de maneira parcial, o que eu mesmo disse que estou fazendo, eu concordo totalmente. Vou tentar esclarecer MAIS meu ponto de vista, acho que o pessoal não tá pegando a essência da coisa.

WaniKani tem os seguintes objetivos:

1. Decorar radicais pra facilitar na hora de memorizar os kanjis;
  2. Treinar sua leitura Kun e On-yomi dos Kanjis e palavras;
  3. Decorar o significado dos vocabulário;
  4. Decorar o significado dos kanjis.

Basicamente é isso, não tem como fugir disso. Pra mim, EU, como indivíduo diferente de qualquer outro dos mais de 200 milhões de brasileiros, tenho necessidades diferentes. Pra mim, o que faz com que meu estudo avance é o ponto 2 e 3 apenas. É nisso que eu acredito. Mais uma vez, isso não é estudar errado!! Espero que agora, finalmente, o pessoal compreenda. A nadadeira de vocês é de uma marca, a minha é de outra, embora diferentes, as funções são iguais. Não tem ninguém aqui usando chuteira.

Só que não.

O objetivo do WaniKani é ensinar o significado e as leituras dos kanjis. Para este fim, aprendem-se radicais (para facilitar a identificação e diferenciação dos kanjis) e vocabulário (para que os kanjis sejam estudados dentro de um contexto).

Mas, é claro: VOCÊ, como indivíduo diferente de qualquer outro dos mais de 200 milhões de brasileiros, e inclusive dos mais de 7,6 bilhões de humanos no planeta, absolutamente tem direito seu usar o site como você quiser. Boa sorte.

Mas isso não inclui aprender kanji de forma isolada também? Não é só exposição ao vocabulário, tal como afirmou :slight_smile:

Quanto aos significados dos kanjis serem “bizarros”, diferente dos radicais, o significado dos kanjis não são inventados! E é interessante como é possível adivinhar o significado de palavras que você nunca viu antes apenas sabendo o que cada kanji significa individualmente (não é 100%, mas acontece :sweat_smile:)

Já em relação a você estar usando a ferramenta errado, @blackagnes e a galera acima tem razão.
O objetivo do WK é aprender os kanji = leitura e significado. O vocabulário serve, primordialmente, para reforçar o aprendizado das leituras; aprender o vocabulário em si é um bônus.

Não sei se o sr. prestou atenção, mas o título diz “para brasileiros”. Dá licença?
:joy:

2 Likes

Não :kissing_heart: Afinal sou eu o único quem tem o ouro aqui, ne? :stuck_out_tongue_winking_eye: olha pra minha medalha de level

brincadeira :3

2 Likes

Seu feio ò_ó

É? Eu vi que você adicionou essa parte só depois, hein :eyes::rofl:

1 Like